Gaúcho ajuda a preservar antigos filmes do tempo do Ringue Doze

José Garvino da Silva Camillo ajudou na recuperação de cenas do telecatch

Imagens de Arquivo (Foto: Divulgação/RBS TV)Imagens de arquivo usadas na série ‘Mestres do Ringue’ (Foto: Divulgação/RBS TV)

José Garvino da Silva Camillo, 70 anos, é o responsável pelo acervo de filmes, projetores e cartazes da empresa Dipa Filmes, sediada em Canoas. E também peça importante na recuperação de algumas imagens da série “Mestres do Ringue”, da RBS TV. Camillo conserta equipamentos cinematográficos e respira o ambiente desde que tinha 14 anos.

José Garvino da Silva Camillo (Foto: Nice Sordi/Divulgação RBS TV)José da Silva Camillo durante laçamento da série
(Foto: Divulgação/RBS TV)

As cenas apresentadas nos programas foram preservadas apenas no formato original, em película cinematográfica. Para que a equipe tivesse acesso ao material, o diretor Vini Nora reuniu-se com Camillo. As imagens foram projetadas em uma tela de cinema e a produção da série gravou com outra câmera as emocionantes histórias do tempo do Ringue Doze.

– Me considero o ‘Toto’, do filme ‘Cinema Paradiso’, de Giuseppe Tornatore e não quero que a memória do cinema gaúcho se perca – afirmou Camillo.

Natural de Pelotas, o amante de cinema trabalhou em como projecionista. Atualmente está engajado em um projeto para criar o Museu do Cinema Gaúcho, em Guaíba.

“Mestres do Ringue” tem roteiro e direção de Vini Nora, com argumento e pesquisa de Cristiano Zanella. Direção de produção de Josie Demeneghi, fotografia de Fábio Cecatto e Vini Nora, montagem de Fabio Lobanowski. Trilha original de Jean Presser e edição de som de Fernando Basso. Apresentação de Cláudio Brito. Produção executiva da Filmes do Brasil e realização RBS TV. Coordenação de produção de Nice Sordi e direção geral de Gilberto Perin.

Não perca! O último programa de Mestres do Ringue vai ao ar neste sábado (6), logo após o Jornal do Almoço, na RBS TV.

Siga o twitter @curtasgauchos e curta a página facebook.com/curtasgauchosrbstv

 

Uma resposta para Gaúcho ajuda a preservar antigos filmes do tempo do Ringue Doze

  1. Acho muito interessete! Gosto d+ de filmes antigos… preciso atualizar a minha coletanea! rsrs

    Muito obrigado pelo artigo!
    Hugo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *